terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DADOS SOBRE O IRMÃO ARMANDO CORBELLINI (Imão Eugênio Damião)

Residência Champagnat
da
União sul brasileira de educação e ensino
Rua Vasco da Gama 11- Esquina Pr. D. Sebastião
Porto Alegre – Rio Grande do Sul - RS


DADOS SOBRE O IRMÃO ARMANDO CORBELLINI

Em toda a parte onde andou, cuidou diretamente de alunos, sobretudo na função de prefeito. Foi igualmente professor e diretor de vários lugares. Com ele vivi em Curitiba, Internato do colégio Paranaense, aonde, chegamos em 1939, encontramos um Internato super-anarquizado. Ele com o Ir. Paulo Sálvio impôs uma forte disciplina e conseguiram dar um ambiente para se realizar uma educação humana e cristã, seis anos trabalhou na terra das araucárias, indo em 1945, como eu, a Santa Maria onde tomamos conta da turma dos internos maiores.
No convívio que tive com ele, convenci-me de que o Ir. Pacômio, que esse era o seu nome de religioso cá no Brasil – era um homem de caráter, violento mas domado, sensível, bom inteligência e dedicado até o heroísmo. Não me consta que tenha mudado até hoje e certas afirmações que sobre ele ouvi apenas confirmam a opinião que dele formei e tenho.
Foi diretor de nosso ginásio em Cruz Alta, Cursou Faculdade aqui em Porto Alegre.
E quando em 1948 abrimos nossa missão Moçambique, África Portuguesa, ele deu o seu nome, sendo designado para a 2º turma que partiu para as missões em 1950. Procurou e encontrou lá trabalhos duros em que pode aplicar a enorme energia e vitalidade que a natureza lhe dera. E, certo estou , o fez com vistas apostólicas, pois sempre foi homem de vida interior e por toda a parte difundiu o Reino de Deus.
Fundou e construiu o renomado Colégio Pio XII, em Lourenço Marques, capital de Moçambique. Sua fama de educador correu pelas Províncias Ultramarinas Portuguesas até a metrópole e o Colégio Pio XII se tornou modelar. Depois foi designado para fundar nosso estabelecimento em Luanda, capital da Angola. Lá vivia num apartamento enquanto fazia as desmanches para o estabelecimento do colégio Cristo-Rei que dirigiu por vários anos. No interior da Angola fica a cidade de Silva Porto onde o governo tinha um educandário que decaíra de todo em todo a ponto de ser antes um antro dês-educação e perversão do que casa de educação. Como reformar a instituição? Apelaram para o Irmão Armando Cordeiro – que esse o nome que adotou nas missões e pelo qual é conhecido – aqui passo a transcrever passagens da revista PORTUGAL MARISTA; Nº 6 , PAG 203 quando sumula o cronograma do Colégio S. José, o antigo Instituto Liceal e Técnico do Biéjem S. Porto.
“...O Ir Cordeiro... com suas próprias mãos e longas experiências em tudo e qualquer ofício, pôs-se ele próprio a trabalhar: foi pedreiro, carpinteiro, serralheiro, pintor, etc. O que eram então quartos escuros, servindo de cama rata a oito alunos, transformaram-se em amplas camas ratas, cheias de luz e de ar,... as carteiras que se apresentavam em estados miseráveis e imorais, apresentaram-se limpas; todos os vestígios de viços que aí havia reinado desapareceram. O Ir. Cordeiro, conhecedor do desporto e da educação física, lançara-se também a transformar os arredores do internato, então cobertos de altas ervas escondendo quase o edifício...Desde os primeiros dias, o Irem. diretor (cordeiro) impôs rija disciplina, ordem e respeito, qualidades que imediatamente foram por todos admirados, repercutindo por toda a Província, servindo de propaganda para os próximos anos. O próprio Governador enviou seu filho de Luanda para Silva Porto para aqui no Colégio ser educado instruído... e com ele uma dezena de outros da capital.
Hoje, já cansado e de cabelos brancos, continua a ser prefeito de internos, na cidade de Beira, Moçambique, no Instituto Leceal Dom Gonçalves da Silveira – Caixa Postal 672. É de se acrescentar que o Ir. Pacômio ou Armando Corbellini ou Armando Cordeiro sempre foi grande desportista e homem de educação física e sempre os promoveu. Tirou o brevet de aviador, diplomou-se em pára-quedismo e agora se exercita em saltos livres de avião
Porto Alegre, 15 de maio de 1968
Irmão Eugênio Damião

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009