sábado, 25 de julho de 2009

quinta-feira, 2 de julho de 2009

MARIA CORBELLINI E CAETANO BALESTRERI (Informações de rejane reginato)

Bom dia Sr. Enio, Enviei um email para o Frei Paulo Zanatta, que por sua vez o divulgou para várias pessoas da família Corbellini, entre elas o Sr. Mauro Corbellini, que reside em Curitiba. Este, me aconselhou a entrar em contato com você, que tem mais informações sobre a árvore genealogica da família Corbellini. Conforme deve ter percebido, estou tentando resgatar a história da família do bisavô do meu marido (Odacir José Balestreri), e concomitantemente, localizar documentos antigos condizentes ao seus nascimentos e casamento.Assim, achei prudente lhe enviar estas informações para melhor compreender a descendência de Maria Corbellini casada com o Gaetano Balestreri.GAETANO BALESTRERI (....?..1848,San Daniele Ripa Pó-Itália, + 17/01/1925, Anta Gorda RS) Casou em San Daniele Ripa Pó-Itália com Maria Corbellini (Data.....?)
↓ANGELO BALESTRERI (......1894...?...RS, + 24/05/1979, Caibi SC) Casou com Victoria Cecon em Anta Gorda RS em 12/04/1913 . (Casamento Civil)↓ALFIERI BALESTRERI (20/09/1933,Anta Gorda-RS) Casou com Ires Maria Arosi em Palmitos-SC, em 30/01/1957. (Casamento Civil)↓ODACIR JOSÉ BALESTRERI (23/03/1962 – Caibi SC) Casou com Rejane Reginato em Caibi-SC, em 18/02/1989. (Casamento Religioso)↓PATRICIA BALESTRERICaibi-SC 18/07/1989GISELI BALESTRERIFW- RS 23/02/1992TUANI BALESTRERIFW - RS 19/05/1998 Sr. Enio, na realidade, dos filhos da Maria e do Gaetano Balestreri, somente tenho conhecimento mais detalhado dos nomes que descendem do filho Angelo (Pai do meu sogro Alfieri e avô do meu marido Odacir José Balestreri), pois a arvore genealogica até já se encontra bastante completa no site da familia ceccon, mas como pretendo em breve divulgar um site para reunir informações dos outros filhos dele, está ficará bastante completa. Por enquanto, as informações que consegui dos outros filhos deles seguem abaixo: Filhos de GAETANO BALESTRERI E ANGELA (ou MARIA) CORBELLINI:1º - ACCHILE BALESTRERI - Nasceu em 1878 em Cremona – Itália e faleceu em 21/03/1953 aos 76 anos de idade em Anta Gorda RS. Casado com Maria Tombini. Residia na Linha Araripe – Anta Gorda RS. (Conforme informaçoes recebidas do "Projeto Imigrantes", já veio casado para o Brasil)2º - CHILLENA BALESTRERI. Nasceu na Itália. Faleceu na Linha Santa Lúcia – Palmitos SC.3º - GIOVANNI STEFANO BALLESTRELLI – (Talvez o sobrenome esteja incorreto devido ao ato de registro em cartório). Nasceu em 12/12/1884 e foi batizado em 05/02/1885 na Linha Araújo e Souza – Garibaldi – RS.4º - TEREZA BALESTRERI.........?5º - PEDRO BALESTRERI...........?6º - LUIZ BALESTRERI................?7º - PAULO BALESTRERI............?8º - ANGELO BALESTRERI. Nasceu em 1894 e faleceu em 1979 aos 85 anos de idade. Casou-se com Victória Ceccon em 12/04/1913 em Anta Gorda RS. (nascida em 1894 em Anta Gorda RS). Angelo e Vitória tiveram 13 filhos: 8.1 – AMÁBILE BALESTRERI – Nasceu em 1914.8.2 – LUIZ BALESTRERI – Nasceu em 1915 e faleceu com 4 anos de idade8.3 – PAULINO BALESTRERI – Nasceu em 1916 e faleceu aos 76 anos de idade. Era casado com Inês Secco.8.4 – MARIA BALESTRERI – Nasceu em 1919 e faleceu com 75 anos de idade.8.5 – MATILDE BALESTRERI – Nasceu em 1921 e faleceu com 77 anos.8.6 – LUIZ BALESTRERI – Nasceu em 1923 e faleceu aos 69 anos de idade em Maravilha SC8.7 – CECÍLIA BALESTRERI – Nasceu em 1925.8.8 – ILDA BALESTRERI – Nasceu em 1927.8.9 – DENILDE BALESTRERI – Nasceu em 1929.8.10 – IGNÊS BALESTRERI – Nasceu em 19318.11 – ALFIERI BALESTRERI – Nasceu em 20/09/1933 em Anta Gorda RS. (Meu sogro)8.12 – FREDERICO BALESTRERI – Nasceu em 1939 e faleceu em 2002.8.13 – ITELVINO BALESTRERI – Nasceu em......... Att.Rejane Reginato.
rejane.reginato@bol.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Maria Corbellini e Caetano Balestreri

rejane.reginato para pftta, pftta, mim, pzanatta
mostrar detalhes 29 jun (1 dia atrás) Responder



Bom dia Frei Paulo Zanatta,
Resido em Caibi - Santa Catarina, e sou casada com um bisneto de Maria Corbellini - esposa de Gaetano Balestreri.
Meu nome é Rejane Reginato e do meu esposo é Odacir José Balestreri.
Maria Corbellini é a filha de Luigi Corbellini que veio casada para o Brasil, junto com o pai dela.
A família do meu marido nunca buscou resgatar a história da família do bisavô, tanto que eles apenas sabem que o nome da bisavó era "Maria Corbellini", se resumindo o conhecimento histórico familiar à esta informação.
Na busca de documentos para tentar a cidadania italiana, estou descobrindo a verdadeira história de Gaetano Balestreri. Até o momento ninguém sabia que ele tinha vindo juntamente com o sogro dele para o Brasil.
Eu particularmente amo estudar as origens da família da qual fomos gerados, pois acho imprescindivel sabermos a história dos nossos antepassados.
Já estou juntando informações e pretendo criar um site para unir a família Balestreri e contar a história que quase todos desconhecem.
Estou entrando em contato para ver há a possibilidade de conseguir a ajuda do Frei nos documentos de nascimento do Gaetano Balestreri e da Maria Corbellini em San Daniele Pó, na Itália, bem como a certidão de casamento deles, que provavelmente está na mesma paroquia.
Já consegui a certidão de óbito do Gaetano em Anta Gorda - RS, mas estou com dificuldade em encontrar a cerdidão de nascimento do Angelo Balestreri (filho de Gaetano e da Maria, que nasceu em 1894).A certidão de casamento deles eu também encontrei em Anta Gorda, eles casaram em 1913.
Eu procurei a certidão de nascimento do Angelo em vários cartórios ( Garibaldi, Bento Gonçalves e outros próximos ) mas não consegui localizar.
Tentei o registro de batismo em Garibaldi, Bento, Caxias e nada encontrei. Mandei emails para as cúrias de Caxias, Santa Cruz, Passo Fundo, Porto Alegre, é a resposta sempre foi negativa.
Isto me desanimou um pouco, não pelo fato de não conseguir os documentos para a cidadania, mas pelo fato de faltar informações onde o avô do meu marido nasceu e onde foi batizado, é como se faltasse um pedaço da história da família. Mas vou continuar tentando.
Frei Paulo, infelizmente na certidão de óbito do Gaetano, somente consta que ele é originário da Itália, sem mencionar datas precisas do seu nascimento. Também não sei as datas de nascimento da Maria e do casamento deles.
Também estou com uma dúvida muito grande quanto ao verdadeiro nome da "Maria Corbellini", pois, solicitei ao Instituto "Projeto Imigrantes", informações de todos os imigrantes com o sobrenome Balestreri e na relação consta "Angela Balestreri"- casada com Gaetano Balestreri e o nome dos dois filhos pequenos que nasceram na Itália (Achille e Chillena) são os mesmos dos irmãos do Angelo Balestreri - filho mais novo da Maria e do Gaetano.
Também no Livro "As Colônias Italianas Dona Isabel e Conde d'Eu", consta o nome dela como Angela Corbellini, casada com Gaetano e os filhos também tem o mesmo nome. Porém, quando no mesmo livro fala dos Corbellini, daí consta como "Maria Corbellini, casada com Gaetano Balestreri".
Em ambas as fontes consta que eles ganharam um lote de terra na Linha Araújo e Souza, mas não sei quando se mudaram para Anta Gorda.
Estou estudando uma viagem para estas localidades para conversar com pessoas da Família Corbellini que tem mais conhecimento sobre esta história, e gostaria de saber tambem onde o Frei se encontra atualmente, que, se houver esta possibilidade, o procurarei pessoalmente. Os seus email eu consegui no site da família Corbellini e da Família Zanatta. Também vi que o Frei conseguiu unir bastante a família Zanatta. Meus parabéns.
Ficaria imensamente grata se o Frei conseguir me ajudar a localizar estes documentos na Itália.
Eles são importantes por várias razões.
Atenciosamente,
Rejane Reginato.
Caibi, Santa Catarina.