domingo, 9 de agosto de 2009

HISTÓRIA DE MARIA (Angela) CCORBELLINI E CAETANO BALESTRERI

De: ">rejane.reginato
Para:
pftta@hotmail.com ,pftta@bol.com.br ,pftta@ibest.com.br ,pzanatta@capuchinhosrs.org.br

Assunto:
História de Maria (Angela) Corbellini e Gaetano Balestreri
Data:
29/06/2009 21:33
Para sua segurança, imagens externas não são exibidas automaticamente. Mostrar imagens deste e-mail Sempre mostrar as imagens
As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens
Bom dia Frei Paulo Zanatta,
Resido em Caibi - Santa Catarina, e sou casada com um bisneto de Maria Corbellini - esposa de Gaetano Balestreri.
Meu nome é Rejane Reginato e do meu esposo é Odacir José Balestreri.
Maria Corbellini é a filha de Luigi Corbellini que veio casada para o Brasil, junto com o pai dela.
A família do meu marido nunca buscou resgatar a história da família do bisavô, tanto que eles apenas sabem que o nome da bisavó era "Maria Corbellini", se resumindo o conhecimento histórico familiar à esta informação.
Na busca de documentos para tentar a cidadania italiana, estou descobrindo a verdadeira história de Gaetano Balestreri. Até o momento ninguém sabia que ele tinha vindo juntamente com o sogro dele para o Brasil.
Eu particularmente amo estudar as origens da família da qual fomos gerados, pois acho imprescindivel sabermos a história dos nossos antepassados.
Já estou juntando informações e pretendo criar um site para unir a família Balestreri e contar a história que quase todos desconhecem.
Estou entrando em contato para ver há a possibilidade de conseguir a ajuda do Frei nos documentos de nascimento do Gaetano Balestreri e da Maria Corbellini em San Daniele Pó, na Itália, bem como a certidão de casamento deles, que provavelmente está na mesma paroquia.
Já consegui a certidão de óbito do Gaetano em Anta Gorda - RS, mas estou com dificuldade em encontrar a cerdidão de nascimento do Angelo Balestreri (filho de Gaetano e da Maria, que nasceu em 1894).A certidão de casamento deles eu também encontrei em Anta Gorda, eles casaram em 1913.
Eu procurei a certidão de nascimento do Angelo em vários cartórios ( Garibaldi, Bento Gonçalves e outros próximos ) mas não consegui localizar.
Tentei o registro de batismo em Garibaldi, Bento, Caxias e nada encontrei. Mandei emails para as cúrias de Caxias, Santa Cruz, Passo Fundo, Porto Alegre, é a resposta sempre foi negativa.
Isto me desanimou um pouco, não pelo fato de não conseguir os documentos para a cidadania, mas pelo fato de faltar informações onde o avô do meu marido nasceu e onde foi batizado, é como se faltasse um pedaço da história da família. Mas vou continuar tentando.
Frei Paulo, infelizmente na certidão de óbito do Gaetano, somente consta que ele é originário da Itália, sem mencionar datas precisas do seu nascimento. Também não sei as datas de nascimento da Maria e do casamento deles.
Também estou com uma dúvida muito grande quanto ao verdadeiro nome da "Maria Corbellini", pois, solicitei ao Instituto "Projeto Imigrantes", informações de todos os imigrantes com o sobrenome Balestreri e na relação consta "Angela Balestreri"- casada com Gaetano Balestreri e o nome dos dois filhos pequenos que nasceram na Itália (Achille e Chillena) são os mesmos dos irmãos do Angelo Balestreri - filho mais novo da Maria e do Gaetano.
Também no Livro "As Colônias Italianas Dona Isabel e Conde d'Eu", consta o nome dela como Angela Corbellini, casada com Gaetano e os filhos também tem o mesmo nome. Porém, quando no mesmo livro fala dos Corbellini, daí consta como "Maria Corbellini, casada com Gaetano Balestreri".
Em ambas as fontes consta que eles ganharam um lote de terra na Linha Araújo e Souza, mas não sei quando se mudaram para Anta Gorda.
Estou estudando uma viagem para estas localidades para conversar com pessoas da Família Corbellini que tem mais conhecimento sobre esta história, e gostaria de saber tambem onde o Frei se encontra atualmente, que, se houver esta possibilidade, o procurarei pessoalmente. Os seus email eu consegui no site da família Corbellini e da Família Zanatta. Também vi que o Frei conseguiu unir bastante a família Zanatta. Meus parabéns.
Ficaria imensamente grata se o Frei conseguir me ajudar a localizar estes documentos na Itália.
Eles são importantes por várias razões.
Atenciosamente,
Rejane Reginato.
Caibi, Santa Catarina.