quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Vida de antigamente

VIDA DE ANTIGAMENTE NAS COLONIAS ITALINAS

FESTAS
Os padres rezavam as missas de costas para o povo. Sós os coroinhas masculinos podiam ajudar na missa. As mulheres não podiam ajudar durante a missa. A missa era celebrada em latim, enquanto o povo ficava rezando o terço. As mulheres comungavam com o véu na cabeça e com roupas decentes e ficavam ao lado direito separadas dos homens. Usavam o cabelo comprido e coque e os penteados era bruque prendiam com passador e grampinho. O bruque era feito na frente da cabeça.
Na semana santa se fazia a via-sacra com muitos cantos bonitos e muitas orações e cada estação. Nas igrejas os santos eram cobertos por um pano lilás para representar uma semana de profundos sentimentos cristão, da paixão morte e ressurreição de Jesus. Costumava-se guardar os ovos que as galinhas davam, para cozinha-los com água e toda a família comiam um pedaço com um raminho de oliva bento. Esta devoção era para não ser mordido de cobras. No sábado santo às 10h da manhã se lavava os olhos, na água corrente para não pegar a doença dos olhos.

COSTUMES

As pessoas viajavam a pé ou a cavalo. Quando matavam um porco cozinhavam toda a carne no tacho da banha sem sal e guardava-se em latas. Também guardava-se as carnes em uma caixa forrada com uma tela bem fina dependurada debaixo das árvores as carnes salgada, para que os bichos não as tocassem. Quando as pessoas queriam comer pegavam uma pequena quantidade esquentavam numa panela. A comida que mais era usada era a polenta e racicci. Para os dias de festa tinha a sopa de capeletti. Geralmente quando chagava visitas matavam uma galinha cozinhavam um pedaço ou metade e o resto penduravam na aba da casa, à noite enrolavam numa toalha para evitar que os bichos pousavam sobre carne. O café era feito com casca de pão queimado, colocavam na água fervendo e a água ficava bem preta e assim se tomava como café. As mesas eram todas de madeira bem larga e as tabuas eram pregadas bem juntas e com uma banca de madeira para sentar. A mesa era coberta por uma toalha plástica. A cozinha ficava separada da casa, com um corredor que unia a casa com a cozinha porque o fogo podia queimar a casa. O banheiro era chamado de latrina ou patente e mais tarde de quarto de banho.Os namoros eram vigiados pelos pais, e o moço tinha que pedir licença para namorar a moça. Quando Saiam para a rua um ficava de um lado da rua e o outro no outro lado. Os colchões eram cheio de palha de milho que era escolhida e os travesseiros cheio de penas gansos ou de galinhas. Guardava-se aos produtos da colônia nos galpões (chamado de paiol) A prática da caça e da pesca foi introduzida aos poucos pelas pessoas de origem italiana, onde a aparece a tradicional passarinhada ou peixada.

AS COMUNIDADES

Eram pequenas famílias e residiam longe uma das outras. Porém de famílias muito numerosas, mas quando nascia uma crianças as vizinhas diziam (mdemoa a comare) então levava uma galinha para fazer canja e reforçar a comadre. Também procuravam enfaixar a criança recém nascida. Não havia ruas para transitarem, e as estradas onde se passavam só permitiam ser fito a cavalo ou de carroças. Todo transporte era feito de carga de burros. Os primeiros carros que apareceram eram o modela “A” de 1929 movido a gás ogênio. Os meios de transportes eram chamados de carro de praça, tinha o bonde e a Maria fumaça e o vapor.

ASSUNTO INTERESSANTE

O bisavô Paulo Corbellini e Adele Ficagnha compraram uma casa em Sampaio (Vila Sério), coberta de madeira artesanal tabuinha (escandoles) cheia de barata e quando deu um frio muito acentuado, geada as baratas se congelaram. Então o meu bisavô pegou um pau bem comprido, e começou a bater no telhado e elas caíram no chão. Fez um fogo e queimou, dando um fim das baratas.

VESTIMENTAS

As mulheres usavam vestido comprido e largos lenços na cabeça, avental amarados na cintura. Os homens usavam calça de brim listradas com suspensórios e para as festas calça de gazemira com chapéu de palha ou pano e o calçado era feito de couro. Os lençóis e as roupas eram confeccionados com sacos de açúcar (bombazina) e muitas vezes eram tingidos.As cobertas grossas para o inverno eram feitas de panos velhos (strapontas) para se cobrir durantes as noites muito frias. Também comprava-se peças de fazenda para confeccionar alguns roupas para a família. Quando morria alguém da família usava-se roupa preta de luto.

MORADIA

Feita de pedra ou madeira de pinheiro ou pau a pique. Os telhados de tabuinhas (escandoles). As janelas de tábuas sem vidros, as casas eram bem grandes porque a família era bem numerosa. Para cozinhar os alimentos pendurava-se as panelas em cima do fogo, numa corrente dependurada. Buscava-se água nos poços ou fontes com baldes de madeira chamado de “sechas”. A pia de lavar a louça era de madeira chamada de”secharo”. Os móveis eram de madeira de lei artesanal, tinha o bidê, o comó, cristaleira, penteadeira baú e um lavatório que tinha uma bacia esmaltada e uma jarra em baixo com água que era para se lavar de manhã ao levantar. A iluminação era vidro ou uma latinha cheia de querosene onde se colocava um pavio de pano onde era acendida para iluminar à noite.

AS ESCOLAS

Eram de madeira, janelas de tábuas e sem vidro. Os bancos eram compridos onde sentavam seis crianças. No banco tinha um buraco onde se colocava um tinteiro. Usava-se também o mata borrão. A professora era braba porque tinha que cuidar de muitas crianças. Usava varra de vime comprido para bater mãos dos alunos que não queriam aprender. Usava-se uma pedra com pena de pedra para escrever e depois apagava-se com um pano.
Usavam a palmatória, régua comprida, numa ponta era reta, na outra ponta existia uma rodinha e um buraco no meio. Quando o aluno desobedecia, o professor (a) batia na palma da mão e puxava a pele da mão dentro do buraco formando uma mancha vermelha era muito dolorido.
Também existia outro castigo: colocavam grãos de milho, pedrinhas, tampinhas de garrafas no chão para as crianças que incomodaram ajoelhar em cima e também puxavam as orelhas.
O aluno era aprovado no 5º livro e tornava-se professor. Se ele desejava continuar os estudos devia prestar exame de admissão. Todos tinham que saber e o método usado era decorar tudo, pois, eles não tinham nada escrito.

FESTAS

Eram muito bonitas principalmente as de igreja. Costumava-se fazer a sagra que era um almoço bem preparado. Convidavam-se os parentes para a festa. A missa era celebrada na parte da manhã e ao meio dia a sagra, à tarde jogos de carta e de bochas e o tradicional filó. Para a juventude existia os matinês dançantes, que era uma verdadeira diversão para jovens. Em certos lugares as festas duravam muitos dias, principalmente o (Kerps)
ENTREVISTA

Norma c.c.c.Zanatta, Luiz Zanatta, José Boscari, Elda Zanatta, Terezinha Boscari, Maria de Lourdes Giacomlli, Nadir Letrari, Mercedes Corbellini, Frei Paulo Zanatta

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Plantas Medicinais


Plantas Medicinais

  1. Abacateiro (vide foto 01): As folhas e as frutas são ricas em proteínas e vitamina. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate  o artritismo e a  gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos renais e biliares, melhora os rins e a bexiga. É preferível usar o chá das folhas secas, porque as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. O caroço ralado e preparado em álcool serve para fricções contra reumatismo e nevralgias, torrado , o pó (uma colher de chá) combate diarreia, gases intestinais e vermes. A massa do fruto ou o suco do carroço são  o do couro cabeludo, melhoram os e têm cicatrizante notável.
  2. Abacaxi (Vide foto 02): A fruta, a casca e mesmo as folhas são desobstruentes do fígado, favorecem a digestão, são depurativas do sangue e combatem a prisão de ventre. Além de refrigerantes em geral, seus xaropes são benéficos nas doenças respiratórias, nas bronquites e dor de garganta. É desaconselhável durante a gravidez e nas doenças cutâneas.
  3. Abiu (Pouteria caimito (Ruiz &Pav)  Radlk) Sapotaceae: O Abiu combate infecções das vias respiratórias. O fruto é consumido “in natura e usado em sorvete, doces e combate afecções pulmonares. O chá da casca combate a diarréia, disenteria e faz baixar a febre, O azeite das sementes tem ação anti-inflamatória na pele. A planta é emoliente, desinfetante, nutriente, combate a dor de ouvido (otite), sapinho na boca das crianças, e inflamações dos cílios (terçol).
  4. Aboboreira (Vide foto 03): As sementes ajudam a eliminar as lombrigas e a solitária (90g a 100g com açúcar ou leite). Toma-se em Jejum. O suco das folhas e das cascas cura inflamações do ouvido, dos rins, da bexiga, da próstata, do estômago, da erisipela e aplica-se em queimaduras. A abóbora e as flores são alimento, da casca se faz um fortificante especial. Chá do cabinho e das folhas, combate febres e favorece a urina. L
  5. Abricó (Mammea americana L) Gutiferae: Rica em “cumaina” em e “mameína), a árvore toda é altamente inseticida, parasiticida e repelente. O chá da casca e das sementes combate vermes, bicho-de-pé” (Linnaeus 1758), inflamações febre e  favorece a urina.
  6. Abrunheiro (Prunus spinosa L) Rosaceae: Folhas são adocidadas, frutos são ácidos) e amargos. Suas propriedades são Laxantes e adstringente. Com os frutos se fabricam licores. O chá das flores e frutos combate diabetes, obesidade, calores na menopausa e hidropsias. Contém ácido cianídrico que pode intoxicar.
  7. Abutilão (Vide foto 04) bênção-de-deus, lanterninha-chinesa: Esta malvácea tem as mesmas propriedades medicinais que as malvas, antiinflamatorias, febrífugas e cicatrizantes. As flores e os frutos colhidos ainda verde preparados com carne são um ótimo alimento.
  8. Abútua (Vide foto 566) Cipó) diurético, analgésico, antifebril, anti-hemorrágico (em espécie para hemorragias uterinas), inflamações dos testículos, problemas, menstruais, dores do pré e pós-natal. Doses fracas previnem riscos de aborto, doses  altas são abortivas. As abutuas (são várias espécies. Todas parecidas) tem a fama comum de combater asma, respiração difícil (é bronco-dilatadora), e ação comprovada contra dores, inflamações e febres.
  9. Abutua (Vide foto 05), jarrinha pap0-de-peru: Parecido com o cipó-mil-homens. Utilizda como tônica, febrífuga, diurética antiinflamatoria, aperiente na menstruação, contra dores, esclerose, nervosismo. Usa-se a raiz ou o cipó (20g para um litro  de água) em decocção.
     
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p.
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão –PR.
     

Vinagre de Arroz


 
Vinagre de Arroz
10 litro de água fervida
1 Kg arroz integral
1 kg de açúcar
Modo de fazer:
Misturar tudo e deixar 40 dias em repouso

Vinagre de abacaxi


Vinagre de abacaxi
Norma C. C. C. Zanatta

2 abacaxi

10 litros de água fervida

1 kg de açúcar

Modo de fazer:

Misturar  tudo e deixar 40 dias em infusão.

Vinagre de uva Japonesa


Vinagre de Uva Japonesa

1,5 Kg de açúcar

2 Kg de uva Japonesa

10 litros de água fervida

Modo de fazer

Misturar tudo e deixar 40 dias

em repouso. Se for açúcar

mascavo é melhor

Informações Úteis para a Vida Camponesa



Plantação


Francisco Júlio da Silva e  (Valter da comunidade Nossa Senhora das Graças)


Tudo que dá debaixo da terra, planta-se na lua minguante


Cortar madeira lua minguante, menos na 3º e 4º  não é bom porque tem a letra “r”.


Do mês de maio até agosto é bom para cortar, é bom para cortar, toda lua é boa.


Quando a lua se forma ( na cheia não é bom para plantar)


Na última lua de minguante é bom para plantar feijão preto.


Matar porco deve-se matar na lua minguante.


O que vale na carne é o sal. O pai do Francisco disse que certa vez comprou um saco de sal de 30kg para salgar a carne, essa ficava branca de sal.


Caçar nos quatro meses que não tem “r”, maio junho, Júlio e agosto.


Corta-se madeira nos meses que não tem “r”   (Gerônimo Rossi).


Plantar milho na lua nova – só se for terra fraca


Na lua nova não se planta  nada somente flor. Podar roseira na lua nova durante 2 anos depois os pé morrem.  Não se corta erva mate na lua nova o tronco morre.


Na terra boa deve-se ser na lua minguante


Na lua crescente planta-se de tudo, porque a lua é boa.


Feijão preto: planta-se na minguante de setembro, ou de outubro


Milho: planta-se também na minguante na lua escura na passagem  para a minguante.


Pipoca pode se plantar, qualquer lua fora da nova.


Cortar madeira: mês de maio , junho, julho e agosto, madeira dura mais, não possui água dentro.


Fruteiras planta-se no inverno. Ela não morre, pois a seiva não circula.


Lua escura é a perda da lua.


Lua clara, já tem lua.


Porco deve ser carnear na lua minguante. Na lua nova estraga todo o produto feito da carne de porco.


Galinha nunca por em choco no verão, cria piolho, é muito quente.


Colocar galinha em choco na minguante, então nasce os pintos na lua cheia, sempre com número de ovos ímpar, conforme o tamanho da galinha.


Sempre por os ovos galados  números impar de acordo com o tamanho da galinha.


 A banha era cozida e colocada junto a carne de porco no tempo que não tinha a geladeira, alguns lavavam bem as batatas doce e colocavam junto com a banha quente.


Não se deve plantar a batata doce na lua nova, elas caruncham todas.


Na lua escura no penúltimo dia da minguante, na lua perdia e o 1º dia da nova  cortar árvores neste dia é impróprio porque a árvore chora e não brota.


Cortar árvores no mês que não tem “r” na minguante (não caruncha e não cria cupim) Meses adequados é maio, junho, julho e agosto. Sempre na minguante.


Podar sinamomo na lua minguante de agosto cresce menos.


Madeira se corta na lua minguante, senão caruncha muito.  A serraria não corta quando tem “r” . Dias apropriados segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.


Para pescar a melhor lua é a quarto crescente.


Colher  os ovos na sexta-feira santa e come-los no domingo de páscoa em jejum evita que a pessoa fique mordido de cobra.


Cortar as unhas na sexta-feira santa não dá dor de dentes


Lavar os olhos no sábado santo às 10 hs da manhã,  Hora em que jesus ressuscitou não da dor dos olhos,


Marcela colhe-la na sexta-feira antes que nasce o sol, previne doenças do estomago


Não comer carne na sexta-feira santa, porque é vigília e abstinência de carne.


Feijão preto: planta-se na lua escura, quando não tem lua, antes de fazer a nova. Pode ser na minguante nos últimos dias.


Milho: planta-se não pode plantar quando faz a lua cheia, para a cheia antes da lua cheia. A Pipoca deve ser plantada no dia seguinte para não castiçar (misturar).


Milho planta-se na lua minguante,  dois a três dias depois que a lua se faz, pois se plantar crescente  caruncha tudo, e se plantar na lua nova da o carvão  no pendão e espiga.


Plantar milho ou pipoca no sábado e domingo não caruncha.


Mandioca se plantares na lua nova fica amarga, dá nova até a crescente não dá para plantar.


Repolho não pode plantar na lua crescente, porque não da cabeça, só cresce e não bota a flor.


O que da embaixo da terra pode-se plantar na minguante.


Batata e mandioca: planta-se sempre na lua minguante. Se plantares na lua nova caruncha tudo.


Mudar cebola na minguante de julho na faz a flor.


Corte de madeira: sempre nos meses de maio, junho e julho e agosto, mês que não tem “r” , a madeira dura mais.


Erva mate, para desgalhar só no mês de agosto ou setembro. Os galhos protegem a planta e se dá uma geada mata o tronco. Se pegar geada encima do corte a árvore morre.


Mandioca se planta na lua minguante de no final de agosto e inicio  de setembro.


A poda das  pareiras devem acontecer na lua minguante de agosto.


Matar porco para consumo de carne em casa deve ser na lua minguante, para a carne e banha não estragar.


Castração de cavalo na lua minguante de janeiro, o pelo do animal fica mais lustro


Melancia planta-se na minguante de setembro.


Abobora planta-se na minguante de setembro.


Fruteiras planta-se nos meses de junho, julho e agosto. Planta-se nos meses de inverno, de maio , até agosto. 


A raiz nua é arrancar do saquinho e mudar. Planta-se na lua crescente ou na cheia.


Na lua nova chega até aflouxar os dentes da pessoa disse um Senhor de idade Luiz Piovesan.


A lua em pé marinheiro sentado


 


Produção de animal:


Lua nova mais para a produção de fêmea, antes do meio dia. Na parte da tarde é mais para macho.


Se pegar a cria na lua nova da fêmea. Se  pegar cria na lua minguante é macho.


Se a barriga da vaca estiver na direita, e macho, se estiver na esquerda é fêmea.


Para descobrir se é homem ou mulher, deve soletrar as primeiras  letras do casal. Francisco e Maria, por isso que se for consoante é macho e se por vogal é menina.


Tabela das fases da lua


Na lua nova nasce mais terneiro macho .


Nas demais luas é mais favorável nascer femeas.


Atendendo seu pedido final a tabela que os almanaques antigos publicavam sobre o que plantar em cada fase da lua é a seguinte:


                Lua Crescente – plantas de folhas, como a alface;


                Lua Cheia – plantas de cabeça, como a cebola;


                Lua Minguante – plantas de raízes, como o aipim;


                Lua Nova – todas as plantas de flores


 


Milho : planta-se na lua minguante. Se planta na crescente da lua bicha muito . Depois que se faz a lua no segundo dia.


Na lua nova da carvão no pendão e na espiga.


Mandioca lua nova fica amarga da nova até a crescente não da para plantar.


Bata se doce se planta na lua nova caruncha.  Lua cheia caseira cheia.


Cortar árvore nos sábado e domingo, qualquer lua não bicha.


Plantar  milho ou pipoca no sábado e domingo não bicha.


Mudar cebola na minguante de julho não faz a flor.


Poda da parreira é na minguante de agosto.


Põe a galinha a chocar no domingo nas também no domingo. Sempre coloque os impar 7 ovos 9, 11, 13 do tamanho da galinha. Se coloca na minguante os pintos nascem na cheia mais fortes.  Coloque em forma de cruz.


Lauro zanatta


 


Influência da lua na Agricultura


                     Emater –rs   Ascar


Sabia que além do sol existe astro que  exerce a influência sobre o planeta terra?


Esse planeta é a lua. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terá emitindo energia, força de gravidade, a qual atua sobre as plantas animais, água e terra.


Fase da lua


A lua passa por quatro fases; ,minguante, mova ,crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.


Lua minguante


Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável esta força seja insignificante. A energia ou força contida tende a descer. Daí pensam no que os mãos velhos dizem “nesta fase da lua as coisas crescem na terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora “raízes”)”


Na pratica observando  o comportamento das hortaliças, concluiu-se  que nessa faze plantando-se raízes; rabanete , beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta ao germinar , primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas. Quando à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc,


Obs: A durabilidade é maior, mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápido os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação  (lembrando que podas repetitivas nessa fase da lua podem levar a  planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).  O que acontece se plantamos raízes na lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito chegando algumas a não produzirem raízes.


Obs: Em todos as fazes sempre é bom você  pegar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase);com exceção da minguante, que você poderá pegar a partir do quinto dia da cheia, isto porque   está minguando, mas não descantando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.


A batata – doce e a mandioca têm duas opções para plantio:


1 Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.


2 – Colher a rama ou as manivas dois ou um dia antes da nova, deixar murchar a sombra e  plantar a partir do segundo dia da nova. Quando colocamos as ramas ou as manivas para murchar, elas perdem reservas (seivas) e ao plantar na lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz  (lei de sobrevivência).


Lua Nova


Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve- comum, almeirão, cebolinha, espinafre, planta-se plantas medicinais e outras.


Obs; Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; exceto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve-chinesa e outras.


Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo e produção de madeira.


Lua crescente


Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.


Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão –vagem, pepino. Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação-rápida).


Obs: O tomate plantado nessa faze lunar produz mais, as pencas ficam mais próximas, com mais frutos, já na minguante, produz pouco, na lua nova, alonga-se a haste e as pencas com maior possibilidade de ataque das pragas.


Lua Cheia


Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, depois porque depois de sofre o efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores. É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa das planta (ramos e folhas).


 


Você sabia


Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio porque são os primeiros dias de vida da planta que a lua exerce maior influência.


Para colher frutos, a melhor fase é a lua cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes a vagens, na minguante pois,,, a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento, segundo afirma a  engenheira agrônoma e pesquisador  Ana Primavesi – Edicão Guia Rural – Abril.


Para colher milho, arroz, abóbora e outros armazenamentos, são melhor n plantam feijão na minguante porque resistem mais ao ataque do caruncho, gorgulho etc.


Melhor fase para plantar banana: na nova e crescente. Na minguante, leva muito empo para produzir e produz cachos pequenos.


Alguns agricultores plantam feijão, milho, ou mesmo frutíferas na minguante para eitar ataque de brocas, lagartas etc. Muitos usam métodos mesmo sabendo de uma possível queda de produção.


Se fizermos semeio de uma determinada cultura em uma fase lunar, o plantio deverá obedecer a mesma fase. Caso contrário, sofrerá influencia das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.


O plantio por estaca deve ser efetuado na lua nova cujo objeto e a produção de caule e folhas, já  para produção de frutas, o mais indicado é na lua crescente. Seguindo os mesmos “os insetos se manifestam mais na lua forte”.


 


Informações úteis para a vida camponesa


Frei  Wilson zanatta


- amendoim se planta no dia das crianças e melancia nos finados e semente de cebola na quarta-feira de cinzas, para ter boa produção.


- O avestruz macho também choca os ovos no ninho e cuida dos filhotes tanto quanto a fêmea


- papagaios, tanto a fêmea como o macho se acasalam somente com um parceiro. Quando um deles morre, o outro continua sozinho.


- Quando a fumaça sobre reta é sinal de tempo sem chuva e quando ela abaixa é sinal de chuva.


- Os ovos mais alongado nascem filhotes machos e os ovos arredondados nascem fêmeas.


- para distinguir pintos quando pequenos, se são machos ou fêmeas, observar: os primeiros a nascer o rabo são frangas.


- Ao plantar mudas de árvores, colocar aos seu redor semente de milho, o pé de milho ajuda para manter a umidade.


- parreiral: Para evitar pérola (carrapatos) nas raízes da parreira é bom plantar ao seu lado alho (porró), conhecido também como alho macho.


- ao plantar cebola próximas do alho, se correr ferrugens, estas vão para o alho e não para as cebolas.


- Antes de plantar a semente de alho, deixar quatro horas no frezeer, ajuda para o alho não perfilhar.


- queimar a raiz do alho com fogo da vela ajuda para conservar o alho, porém, ele não germina mais.


- O peso do coração de um boi corresponde 1% do seu peso de carne. Por exemplo, se o boi der 160kg10 de carne, o coração pesará 1kg e 600gramas. E a paleta pesará 10% de seu peso portanto, se o boi der 160kg de carne à paleta pesará 16kg.


- ao carnear um frango do terreiro, existem pessoa que colocam a po Por ntinha da asa e uma pontinha do coração no terreiro, para sempre ter muitos frangos.


- há pessoas que indicam a existência de água para fazer poços com uma forquilha de pessegueiro, ou vime... já vi pessoas indicarem existência de água com uma taquara seca. Outros simplesmente sentem onde passa a veia pelo olhar, ou passando a mão estendida sobre a veia de água.


- a profundidade da água corresponde desde onde começa dar sinal até onde o indica o máximo Por exemplo, se a forquilha começa dar sinal; comece medir até onde ela fica totalmente para baixo. Esta distância indica a profundidade necessária do poço para encontrar a via de água.


- as galinhas de pernas amarelas tem carne mais gostosa que as galinhas de pernas pretas.


- para o porco não fuçar a terra, colocar um arrame no focinho, quando pequeno, depois de grande, sem o arrame, ele fuça mais a terra.


- as formigas não procuram muito as árvores nativas.


- as moscas quando tocarem na gente e provocar irritação é sinal de anúncio de chuva.


- Um barril de petróleo tem 159,2 litros de óleo.


- a linhaça contem 38% de óleo


- a soja contem 18% de óleo.


- A mamona contêm 45% de álcool.


- ao colocar garrafas de pet (as mais brancas, transparentes) cheias de água no pátio em torno da casa evita os cachorros defecar no local.


- uma dúzia de tábuas corresponde a 12 tabuas de Cinco metros e meio de comprimento por trinta centímetros de largura. Duas Dúzias de tábuas formam 1 metro cúbico de madeira.


O ideal para escolher sementes de milho, para não perder a genética, seria bom que fosse tiradas 200 espigas, nem que seja um grão de cada espiga.


- ao semear aveia, espalhar juntos, bem ralo, grãos de milho para que ao crescer os dois, os pulgões deixam de atacar a aveia para se alojar no milho.


-para tirar o mau hálito deixado pelo alho, comer em seguida salsa. E para diminuir o cheiro do alho, eliminar o broto que está no dente do alho, no seu interior.


- a água numa cisterna redonda não se estraga, enquanto se for depositada numa cisterna quadrada, a água se estraga. Isto ocorre na cisterna redonda a água faz giro conforme a terra gira, o que não ocorre na quadrada.


- a separação do sal no azeite se dá por um processo simples. Colocar o óleo num recipiente e acrescentar outro tanto de água, mexer e deixar misturando no mínimo 24 horas e depois disso tirar a água com uma manguinha. O sal sai junto com a água, o óleo fica quase puro.


- quando ocorrer geada em cima do barro chove novamente em seguida.


- quem não come carne não adquire câncer.


- o redemoinho quando voa em direção dos rios e sangas é sinal de chuva, mas se for ao contrário dos rios, é sinal que a estiagem continua.


- ao plantar língua de vaca em baixo dos parreirais, e ao formar nódulos na raiz, revela doenças na parreira.


- para afiar o liquidificador, moer cascas de ovos.


A cobra campeira não é venenosa. Esta incomoda tanto a cobra cruzeira, que é venenosa, acabando com a morte dela. Em seguida a cobra campeira engole a cobra cruzeira inteirinha começando pela cabeça.


- ao furar um radiador do carro, colocar a clara de ovo dentro e, deixar o carro em funcionamento, em pouco tempo o radiador ficará concertado.


- para eliminar berrugas nas tetas das vacas, passar babosa pura.


- para curtir pelego, colocar adubo químico, adubo usado nas plantações. Espalhar em cima do couro, mais ou menos 2 a 3kg. Enrolar para que o adubo fique por dentro, no couro. Enrolar tipo cigarro. Deixar dois dias desse jeito. Pode ser lavado em seguida se precisar. O pelego fica muito macio.


- Para fazer água sanitária (Qboa) natural, basta pegar um balde, colocar metade de cinza e metade de água. Mexer todos os dias, em 15 dias está pronto. Engarrafar e usar, não mancha as roupas.


Bibliografia.


WILSON. Zanatta. Sabedoria camponesa: ervas medicinais, remédios e receitas caseiras. 2.ed.ver e amp. Candiota, RS: Instituto Cultura Padre Josimo, 2015. 124p