domingo, 2 de junho de 2013

Lembrando o segundo encontro da família Corbellini em Garibaldi - 2005


Missa do 2º Encontro da Família Corbellini   09e10- 04 - 2005

 

Música de entrada Va Pensieiro ( CD)

 

Com.:  Acolhida

            Irmãos e irmãs, aqui estamos reunidos e vindos de diversos lugares, para celebrarmos juntos o 2º encontro da família Corbellini Há muitos anos atrás nossos imigrantes italianos que com muitas lágrimas e sofrimentos deixaram suas terras, e aqui chegaram  de viagem pelo mar, em busca da sonhada América. Viajaram de navios que eram agitados pelas ondas do mar, mas traziam dentro de si a esperança de encontrar uma vida melhor. Com grande tristeza partiram da Itália deixando lá, pais, irmãos, parentes, filhos e amigos e toda sua gente. Depois de muitos dias de viagens eis que chegaram as novas terras trazendo na bagagem alguns pertences e muita vontade de lutar, porém aqui existia um país muito miserável e subdesenvolvido.  Aqui no Brasil formaram novos lugares, não sabendo o que iriam encontrar. Depois de muitos dias de viagem eis que chegaram aqui e se estabeleceram nos lugares que o governo lhes concedia e para os Italianos foram destinadas terras montanhosas e vales de pouco valor.

Naquele tempo tudo era difícil, e aqui chegados nossos imigrantes mostraram, que com seu trabalho tudo podia mudar, começaram a fazer derrubadas das matas, abrindo estradas e construindo suas simples casas feitas da própria madeira, cobertas de capim. Pois não  havia nada, era necessário construir tudo. Todos trabalhavam, pai , mãe e filhos ainda muito pequenos. É assim que hoje a família Corbellini aqui se encontram para celebrar sua importância  e no desenvolvimento do nosso  Brasil.  A família Corbellini sendo descendentes de Italianos chegou no Brasil por volta de  1881

 

Canto de entrada:  Vamos Celebrar a vida.

Cel.:  Em Nome do Pai...

            A Graça de Nosso...

Cel.: Ato Penitencial:

 

Com:    Irmãos e  imãs queremos pedir perdão pelas vezes que não vivemos o evangelho de Jesus Cristo, valor fundamenta para a nossas vidas. Também pelas vezes que não olhamos para o nosso interior e não reconhecemos nossos pecados que nos afastam de Deus e dos irmãos. Assim imploramos o perdão de Deus cantando.

Canto Penitencial.    Tende Piedade

Cel:  Deus todo Poderoso...

 

Glória

Com: Louvemos a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo que nos reúne neste encontro celebrativo na alegria e  amor. Louvamos e agradecemos pelas maravilhas que ele realizou a mais de século e continua  realizando nos descendentes da família Corbellini e nos demais parentes.

 

Cel. Oração: Senhor, nós estamos muito contentes para louvá-lo pela valentia e agradecemos, por que sempre tens dado saúde, paz e amor na família e concórdia com os vizinhos e amigos. Nós te agradecemos porque tens assistidos nossos pais, quando eles vieram da Itália. Eles  demostraram elevado amor e nos ensinaram a viver a fé, e deram a vida para todos nós,  te pedimos que lhes dê o paraíso a todos e para  nós muita força de viver a fé e o amor, como  nossos pais  nos ensinaram.  Tudo te pedimos em nome de Deus Pai, por Jesus Cristo que sempre vive junto com o Espírito Santo. Amém.

 

 

Liturgia da Palavra:

 

Com.: Permanecendo   alegres e  respeitosos, acolhemos em nosso meio a Palavra de Deus. Nela encontramos a linda história de amor de Deus por todos nós. Ela é a luz que ilumina os nossos passos e nos mostra por onde podemos andar, estendendo nossa mão direita na direção da Bíblia enquanto  cantemos.

É como a chuva que lava

 

Com.:   At 2,14.22-33

O anúncio dado pelo apóstolo Pedro no dia de Pentecostes, a vitória do senhor sobre a morte, ultrapassa as fronteiras. Não era possível que a morte retivesse Jesus em seu poder. Foi esta proposta do evangelho que manteve viva a fé de  nossos pais, nossos avós bisavós no inicio da imigração e até hoje.

Leitor

Salmo responsorial ( cantado)  A ti meu Deus

 

Aclamação ao Evangelho: (Lc 24,13-35) O Ressuscitado abre as Escrituras para os discipulos e da-se a conhecer ao partir do pão. Abramos nosso coração para acolher a sua mensagem.

Canto: Como são belos....

Cel.: O Senhor esteja convosco.

         Proclamação do Evangelho...

 

Homilia

 

Profissão de fé ( Creio em Deus pai...)

Preces da Comunidade:

Cel.: Agora apresentemos ao Senhor nossos pedidos para que Ele nos atenda as nossas  necessidades e da Igreja e de modo especial os descendentes dos emigrantes da família Corbellini  Rezemos ao Senhor.  Senhor atendei as nossas

 

Preces

 

1-    Pelas família Corbellini para que viva sempre a união a exemplo dos primeiros cristãos. Rezemos aos Senhor.

2-    Por todos os agricultores descendentes da família Corbellini, para que tenham um amor a terra que o Senhor lhes deu, a exemplo dos nossos pioneiros, para que façam produzir tudo com a graça de Deus, e assim possam ajudar  os mais necessitados. Rezemos ao Senhor.

3-    Pela saúde de todos os nossos familiares. Rezemos ao Senhor.

4-    Por todos os descendentes da Família Corbellini que estão aqui presentes vindos de vários lugares e por aqueles que não puderam vir, para que sintam a alegria da presença de Deus. Rezemos ao Senhor.

5-    Por todos os falecidos especialmente os da família Corbellini, para que sejam acolhidos e recompensados por Deus. Rezemos ao Senhor.

6-    Pela igreja, pelos cardeais, pelo nosso Bispo, pelos sacerdotes e religiosos presentes, para que tenham saúde, paz e alegria de servir os irmãos. Rezemos ao Senhor.

7-    Pelo Frei Lucas, que idealizou estes encontros da Família Corbellini, para que receba de Deus a recompensa eterna. Rezemos ao Senhor.

8-    Pela equipe organizadora e por todos os que se envolveram na realização deste encontro. Rezemos ao Senhor.

 

Sac: Tudo isso vos apresentamos ao  pai por Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. Amém

 

 

Com.: Ofertório

            Neste altar colocamos os nossos sonhos, os sofrimentos, as alegrias e os clamores pela vida de nossos imigrantes e dos descendentes especialmente a vida de cada um de nós que aqui se encontra.

 

Pão – Ao oferecer-te, Senhor este pão que representa todos os alimentos, lembramos do trabalho de todos os nossos imigrantes e descendentes nesta terra. Hoje  ofertamos cada uma das famílias que lutam pelo pão de cada dia. O Pão que um dia foi semente que o trabalhador semeou na terra bem preparada, e que depois recolheu com a abundância seus frutos, que ao ser consagrado se torna o corpo de Jesus Cristo e assim nos fortaleça na nossa caminhada de cristãos. 

 

Vinho – O vinho representa o trabalho dos nossos imigrantes no cultivo da pareira , e que agora vai se tornar o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos dará o vigor necessário para vencermos as diversas dificuldades nossa  vida. Que cada gota deste precioso liquido nos ajude a nossas famílias e comunidade viverem o amor, alegria e a paz.

 

Enxadas e outras ferramentas -  Representa os instrumentos de trabalho que nossos imigrantes utilizaram para desbravar estas terras e construíram o progresso desta terra.

 

Flores – Na transparência e beleza destas flores vai a nossa eterna gratidão, pelas infinitas graças com que enriquecidos a cada momento. Expressamos com elas as alegrias de celebrarmos hoje o nosso 4º encontro da família Corbellini e que nos ajude a espalhar o perfume do amor, da alegria, da verdade, que continua a embelezar as nossas vidas.

 

Álbum – Eis aqui Senhor a história de  muitas vidas, fatos marcantes registrados com grande carinho, experiências  profundas vividas nas famílias de nossos descendentes que hoje lembramos com carinho e saudades.

 

Terço e Bíblia – A vida nem sempre é um mar de rosas, houve espinhos na caminhada de nossos imigrantes e descendentes e de todos que  aqui estão, para suportarem  as dificuldades, nunca esqueciam de rezar e pedir a Deus e a Nossa Senhora  e aos santos que protegesse os seus filhos e familiares com a oração do Santo terço em família, ali pediam as graças que necessitavam, para continuar unidos e na paz.

 

 

Oração:

Escutai , ó Pai, as preces que o Espírito Santo pôs em nossos corações e nos nossos lábios desta família Corbellini reunida neste primeiro encontro familiar por Cristo Nosso Senhor Amém.

Liturgia Eucaristica nº  V

O Senhor esteja Convosco...

 

Santo cantado

 

Pai Nosso Cantado

 

Canto de Comunhão.

 

Oração após a comunhão

Senhor, Deus todo poderoso, te agradecemos porque  nos reunistes neste encontro festivo e assim revivemos a história de nossos antepassados, bisavós, nonos e nonas, e nos deste a alegria de recordar todo o trabalho, lutas e dificuldades de nossos pais. Obrigado Senhor, Obrigado pela vida e por tudo de bonito que nossa família e descendentes construíram. Tudo isso vos pedimos e agradecemos  por Jesus Cristo na unidade do espírito Santo

 

Mensagem final

 

Nós vos agradecemos, Senhor nosso Deus, por nossos bisavós, avós, pais e mães, filhos e filhas, esposos e esposas, netos e netas – Por nos haverdes feito uma família temente a Deus e amiga da humanidade.

 

Pelo pão de cada dia, nós vos agradecemos. Pela vida em Cristo, pão da alma, nós vos damos graças. Assim, também pelo dom desta vida. Nossa aspiração é vivê-la para vós servir.

 

Conservai-nos, Senhor, no amor uns dos outros. Fazei com que saibamos reconhecer nosso próximo. E dar abrigo ao que tem frio; alimento ao faminto; remédio ao doente, paz ao que sofrem e caridade aos sedentos dela.

 

Fazei-nos, Senhor, como a ferramenta em vossa mão poderosa. Para ajudar os que precisam, socorrei os que vivem em aflição. Para o bem, sempre.

 

E, sobretudo, de nós não parta dissenção, a desunião e a discórdia. Antes, sejamos vosso instrumento para a harmonia. Vosso arauto para a concórdia, o cimento abençoado da união e da reunião.

 

Nós vos agradecemos, Senhor, pela luz do dia e as trevas da noite. Fazei-nos ousados como o dia em proclamar vossa glória. E prudentes como a noite, em fugir da tentação e do pecado.

 

Graças, Senhor, por tantas graças, sobretudo pela alegria deste nosso encontro da Família Corbellini Pedimos a vossa proteção para que possamos nos reunir outras vezes e sempre mais crescermos na fé, na unidade e na comunhão. Cristo, muito obrigado por este encontro.

 

Canto: Abençoa Senhor as Famílias Amém.

 

Bênção Final.

 

Convidamos a todos para uma foto e registrar este belo encontro dos Corbellini

O Almoço de confraternização será no salão.   Dia confraternização troca de  experiências  etc. A equipe organizadora  um filo e visitação a gruta do Araripe.  Participe!

Nenhum comentário: