quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Correspondência


Queridos amigos,

 

Infelizmente, meu pai nunca mas me contou algo em relação aos avôs de ele. Pode ser que ele tambem não conhessei eles. Por esta razão, posso somente mencionar meu avô, Lazzaro Corbellini, que eu mesmo encontrei so uma vez no verão 1938 quando eu tinha 7 años.

 

meu avô


Corbellini Lazzaro (1865 – 1938) nascido em Gossolengo (Provincia Piacenza)

 

meu pai

Corbellini Mario (30.04.1904 – 02.06.1976) nascido em Polignano  - frazione di San Pietro in Cerro (Provincia Piacenza)

 

eu mesmo

Corbellino Pietro (09.12.1931) nascido em San Pietro in Corte - frazione di Monticelli d`Ongina (Provincia Piacenza)

 

minha irmã

Corbellini Germana (23.12.1938) nascita em Lobbi (Provincia Alessandria)

 

os meus filhos

 

Stefano (10.07.1964) nascido em Milano – residente nos Estados Unidos – casado com Lisa Niedzelski. O cão d`eles se chama Buster

 

Monica (08.04.1966) nascida em Milano – residente em Pineta di Laives (BZ) – casada  com Gianpietro Valline – dois filhos: Julian (16.09.1997) e Jean (18.04.2000)

 

Erica (31.03.1969) nascida em Milano – residente em Bolzano. Ela pratica capoeira desde 4 años e fiz a tradução desse cartão

 

Lembro tambem que meu pai no año 1947 ou 1948 mencionou um primo d´ele, mas não lembro como se chamou. Esto primo morava na Val Trebbia (Provincia Priacenza), em Rovereto Landi (frazione di Rivergaro).

 

Tudo o que apresentado antes para evidenciar o fato que os meus antepassados  residiram tudos na província de Piacenza. Eu nunca mas ouvii falando de parentes ou antepassados residentes na zona de San Daniele Po (Provincia Cremona).

 

Os meus pais, os irmãos e as irmãs d`eles e meu avõ foram tudos trabalhadores agrículos com instrução escassa. Eu acho que è por causa de esso que eles nunca mas interessaram-se por os antepassados d`eles.

 

Eu sou casado com Gisela Heim, nascida na Alemanha perto de Francoforte sobre o Rio Meno. Trabalhei num banco 33 años e agora sou pensionista deste mais que 13 años. Desde 1970 moramos em Laives (província de Bolzano) perto da fronteira com a Austria.

 

Tambem se não tem consanguineidade entre nossas familhas, estamos feliz sabendo que existe uma familha Corbellini assim numerosa no Brasil.

 

Tudo de bom para voçes e lembranças da Italia

 

 

                                                                                   Pietro Corbellini e familha

 

 

 

 

 

Frei Paulo, o Aristides é um empresario muito importante, e segundo o Enio, é

CORBELLINI, mas de outro ramo que veio da Italia diferente dos nossos avós. É

parente, mas de outro tronco da Arvore Genealogica.

Confirme que recebeu este e-mail.

Mauro

 

Oi Mauro,

 

obrigado pelo seu e-mail. Infelizmente não consegui acessar o site HYPERLINK

"http://www.corbellni.com.br/"www.corbellni.com.br, em todo caso mando noticias da

nossa família.

Tem um monte de Corbellinis aqui no Rio.

 

Minha mulher Giselle Lacerda Corbellini.

 

Meus filhos (e noras):

 

João Claudio (Jean Claude) Niemeyer Corbellini e Roberta Haddad Corbellini

 

João Paulo Niemeyer Corbellini

 

João Luiz Niemeyer Corbellini e Mariana Friedheim Corbellini

 

João Felipe Albuquerque Corbellini

 

João Renato Lacerda Corbellini

Em Porto Alegre:

 

Minha irmã Laura Corbellini Gava e minha sobrinha Gabriela Corbellini Gava, que

você conhece. Meus primos Helio Corbellini, Juliano Corbellini e muitos outros que

nem eu conheço.

Tem ainda muitos mais no Uruguai (minha mãe, irmão, cunhada, sobrinho, dois primos

e respectivos cônjuges e filhos) e alguns na Argentina (ex-cunhada e sobrinha).

Quanto à origem do sobrenome, seria da Toscana, sendo um diminutivo de corbella, ou

seja, cesta.

Obviamente tem um monte na Itália. Alguns deles bastante conhecidos. Meu tio avô

Guido Corbellini foi Presidente das “Ferrovie dello Stato” nos anos trinta,

ministro da Industria nos anos quarenta, Ministro dos Transportes nos anos

cinqüenta, Ministro das Telecomunicações nos anos sessenta e, finalmente, Senador

vitalício.

Seus dois filhos, um Giorgio foi professor do politécnico de Milão, o outro, não

lembro o nome, diretor da Fiat.

Meu Pai, Renato, foi oficial do Savoia Cavalleria e foi nomeado Cavaliere dell’

Ordine della Mercedes pelo Papa Pio XI (ou XII) por méritos de luta defendo igrejas

da profanação dos comunistas logo no fim da 2ª guerra mundial.

Meu tio Gaetano foi um conhecido play-boy dos anos cinqüenta / sessenta tendo entre

seus maiores feitos a conquista da atriz Silvana Mangano durante o festival de

cinema de Punta Del Este de 1959 (?).

Bem se você quiser mais historias, sugiro que fale com minha mãe. È uma garotinha

de “70” anos que, tenhos certeza, terá o maior prazer de enriquecer o anedotário.

 

Um abraço. Aristides

 

Ola Aristides, meu nome é Mauro José Corbellini, e segundo sua irma Laura, somos da

mesma raiz dos CORBELLINI, que chegaram ao Brasil. Eu trabalhei em Brasilia e fui

colega do Embaixador José Botafogo Gonçalves, do qual fiquei muito amigo. Ele me

falava de voçe, perguntando se eramos parente. Eu imaginava que voçe era de um ramo

da familia que tivesse vindo ao Brasil, em épocas diferente do nosso ramo que

chegou no final do seculo XIX no Rio Grande do Sul. Mas no Encontro de Garibaldi,

sua irma Laura, me informou que eramos do mesmo ramo. Em outras ocasiões, como sou

Engenheiro e participei dos projetos das industrias automobilisticas e de

siderurgia, muitos me perguntavam se eu lhe conhecia, pois nos segmentos voçe é bem

conhecido. E houve ainda a celebre foto da privatização da CSN.

Bem o motivo de lhe enviar este e-mail é para dizer que fico contente em saber que

somos do mesmo ramo.

Meu nome completo é Mauro José Corbellini, sou da quarta geração dos CORBELLINI,

que chegaram no Brasil via RGS, e sou Engenheiro, moro em Curitiba, e o meu e-mail

: maurocorbellini@pop.com.br.

 

Meu Tel.residencial é : 41 30275737 e cel 41 99684891.

 

A proposito, um primo nosso esta elaborando a  "arvore geneologica" dos nossos

 

descentes e esta em cerca de 1.800 CORBELLINI neste pais. Se houver interesse mande

noticias. O nosso site www.corbellini.com.br, tambem esta no ar. La voçe pode ter

alguma noticias.

 

Abraços

 

Oi Mauro,

obrigado pelo seu e-mail. Infelizmente não consegui acessar o site www.corbellni.com.br, em todo caso mando noticias da nossa família.

 

Tem um monte de Corbellinis aqui no Rio.

 

Minha mulher Giselle Lacerda Corbellini.

 

Meus filhos (e noras):

 

João Claudio (Jean Claude) Niemeyer Corbellini e Roberta Haddad Corbellini

 

João Paulo Niemeyer Corbellini

 

João Luiz Niemeyer Corbellini e Mariana Friedheim Corbellini

 

João Felipe Albuquerque Corbellini

João Renato Lacerda Corbellini

 

 

 

Em Porto Alegre:

 

Minha irmã Laura Corbellini Gava e minha sobrinha Gabriela Corbellini Gava, que você conhece. Meus primos Helio Corbellini, Juliano Corbellini e muitos outros que nem eu conheço.

Tem ainda muitos mais no Uruguai (minha mãe, irmão, cunhada, sobrinho, dois primos e respectivos cônjuges e filhos) e alguns na Argentina (ex-cunhada e sobrinha)

Quanto à origem do sobrenome, seria da Toscana, sendo um diminutivo de corbella, ou seja, cesta.

Obviamente tem um monte na Itália. Alguns deles bastante conhecidos. Meu tio avô Guido Corbellini foi Presidente das “Ferrovie dello Stato” nos anos trinta, ministro da Industria nos anos quarenta, Ministro dos Transportes nos anos cinqüenta, Ministro das Telecomunicações nos anos sessenta e, finalmente, Senador vitalício.

Seus dois filhos, um Giorgio foi professor do politécnico de Milão, o outro, não lembro o nome, diretor da Fiat.

Meu Pai, Renato, foi oficial do Savoia Cavalleria e foi nomeado Cavaliere dell’ Ordine della Mercedes pelo Papa Pio XI (ou XII) por méritos de luta defendo igrejas da profanação dos comunistas logo no fim da 2ª guerra mundial.

Meu tio Gaetano foi um conhecido play-boy dos anos cinqüenta / sessenta tendo entre seus maiores feitos a conquista da atriz Silvana Mangano durante o festival de cinema de Punta Del Este de 1959 (?).

Bem se você quiser mais historias, sugiro que fale com minha mãe. È uma garotinha de “70” anos que, tenhos certeza, terá o maior prazer de enriquecer o anedotário.

 

Um abraço. Aristides     

Nenhum comentário: