quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Histórico da famíla corbellini


Pequeno Histórico da família Corbellini

 

Aqui estamos reunidos e vindos de diversos lugares, para celebrarmos juntos o 1º encontro da família Corbellini. Há 122 anos atrás nossos imigrantes italianos que com muitas lágrimas e sofrimentos deixaram suas terras, e aqui chegaram  de viagem pelo mar, em busca da sonhada América. Viajaram de navios que eram agitados pelas ondas do mar, mas traziam dentro de si a esperança de encontrar uma vida melhor. Com grande tristeza partiram da Itália deixando lá, pais, irmãos, parentes, filhos e amigos e toda sua gente. Depois de muitos dias de viagens eis que chegaram as novas terras trazendo na bagagem alguns pertences e muita vontade de lutar, porém aqui existia um país muito miserável e subdesenvolvido.  Aqui no Brasil formaram novos lugares, não sabendo o que iriam encontrar. Depois de muitos dias de viagem eis que chegaram aqui e se estabeleceram nos lugares que o governo lhes concedia e para os Italianos foram destinadas terras montanhosas e vales de pouco valor.

            Naquele tempo tudo era difícil, e aqui chegados nossos imigrantes mostraram, que com seu trabalho tudo podia mudar, começaram a fazer derrubadas das matas, abrindo estradas e construindo suas simples casas feitas da própria madeira, cobertas de capim. Pois não  havia nada, era necessário constuir tudo. Todos trabalhavam, pai , mãe e filhos ainda muito pequenos. É assim que hoje a família Corbellini aqui se encontra para celebrar sua importância  e no desenvolvimento do nosso  Brasil.  A família Corbellini sendo descendentes de Italianos chegou no Brasil em 1879  

A origem desse nome e um historiador de Pizza encontrou um general Romano que se “denominava” CORBEILLON,  mas sabemos que os sobrenomes sempre surgiram mais tarde e se referiam do artesanato que a pessoa ou família exercia.

Daí que  CORBEILLE = Significa cesta de vime bem entrelaçada para guardar colmeia de abelhas...

           Do Latín Cor= Coração, Belli = Guerra. Corbellini é “CORAÇÃO DE GUERRA”.

Que este nosso encontro nos traga: paz e muitas  alegrias para  compartilharmos nossas vidas.  Onde desde os nossos imigrantes demostraram muita fé e esperanças no Deus da vida. Que isso sirva de muitas alegrias e entusiasmo para nos descendentes desta gente tão heróica.

 

Mauro isto fez parte do comentário daquela missa celebrada matriz de Garibaldi, onde estava presente o falecido Frei Lucas Corbellini que faleceu no mês de dezembro de 2002. Abraços de frei Paulo Zanatta. 

 

Meu amigo e parente tenha muita  Saúde, paz e alegrias no novo ano de 2003

A você e a todos o famíliares.   Frei Paulo

Nenhum comentário: